sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sonhar



(Por Fabiane Secomandi)

O amanhã é ilusório e nunca, jamais vai existir.
O futuro não existe, existe de forma linear nos calendários, mas se pararmos pra pensar nunca, jamais vivemos o amanhã. Apenas o hoje, apenas o momento atual.

Se ao invés de imaginar os dias de forma linear, imaginássemos um montante de coisas acontecendo, uma sobre as outras, veríamos que somos os mesmos e continuaremos sendo os mesmos seja daqui quanto tempo for... com novas experiências, pensamentos, aprendizados, mas é esse corpo, essa mente e essa alma que vai fazer parte daquilo que ainda não existe e que chamamos de futuro.


O que seria do nosso ser, senão um amontoado de ossos e carne, com uma mente que pensa e imagina, experienciando coisas durante a existência e acreditando no futuro para não deixar os sonhos morrerem? Talvez a parte que acredita e alimenta sonhos não seja o nosso corpo físico, mas a nossa alma.


Talvez nos comportamos assim porque afinal, sonhos são combustíveis valiosíssimos para a existência. Como uma gasolina super aditivada que vai dar qualidade às nossas vidas.
Chega um momento que nos deparamos com a idéia de que, a energia maior que nos faz viver bem, é sim a das experiências que tivemos, das coisas que aconteceram, mas mais ainda a energia que faz com que tenhamos sonhos e vontades.
Mesmo se soubermos, de repente, que temos apenas mais 1 dia de vida, ainda assim teremos algum tipo de sonho, de vontade, de desejo...mesmo que seja o desejo de acreditar que a existência vai continuar, ou que podemos viver mais um pouco...

O tempo é algo inventado pela civilização e que trouxe a possibilidade de fazer com que não deixemos de sonhar.
Se não aceitássemos idéia de futuro, logo abandonaríamos nossos sonhos, visto que não foi possível realizá-lo no momento atual. Mas não... aceitamos a idéia de futuro, mesmo que ele não exista e nessa idéia colocamos nossos sonhos de modo que possamos acessá-los quando bem entendermos... e sermos alimentados por eles constantemente!

Os sonhos então, seguindo esse pensamento, não fazem parte do futuro... não estão lá no futuro, porque afinal o futuro não existe. A capacidade de sonhar é que nos alimenta e nos impulsiona a viver e isso independe do objeto sonhado (tanto é que logo que conquistamos sonhos naturalmente já passamos a sonhar, desejar outras coisas) e é esse sonhar, esse desejar que faz toda a diferença, o tempo todo.

Quando você sonha, na verdade já está vivenciando aquilo que sonha. Talvez não da forma como imagina, mas aquilo já está te alimentando e trazendo bem estar.

Já que é assim e independente de realizar ou não, seremos sempre alimentados por nossos sonhos... então podemos escolher sonhar alto! Sonhar grande! sonhar bonito!...

Futuro?... pra quê, se podemos viver cada sonho nesse exato momento?

Um comentário:

  1. Oi Amor!
    Que pensamentos legais que você está colocando aqui.
    Parabéns pela iniciativa de criar seu blog, muito sucesso!

    Não podemos deixar de nos alimentar de sonhos. Acho que o de fazer sua própria na Internet se realizou!

    Beijos com amor!

    Eiti

    ResponderExcluir

Seu comentário: