sábado, 18 de outubro de 2008

Criminosos?

(Por Fabiane Secomandi)

Na opinião de quem?

De seres impiedosos que aguardam o grande momento de poderem então encher a boca e dizer: criminosos!

Alguém em algum instante se importa com o que vai no íntimo do Ser em julgamento?

Não somos todos seres criados com tendências para o bem?

Ora, pois se o mal não existe, sendo este apenas a ausência do bem, então também podemos dizer que criminosos são aqueles não que agem com o mal, mas que agem na falta do bem.

Seriam estas, pessoas que encontram dificuldades em agir no bem, por limitações da personalidade ou mesmo por desconhecê-lo?

Onde colocamos o aprendizado "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo?"
Colocamos apenas nos ouvidos de quem está ao nosso lado, para impressionar.

E o que fazemos com nossa capacidade de entender o que se passa no coração do outro?
Enterramo-as. Como quem enterra o próprio crescimento, a própria evolução.

Não existe culpados e inocentes.
Existem pessoas que erram e pessoas que sofrem por determinados erros, seus ou de outrem; mas os motivos que levam a tais consequencias não cabe à nossa limitada consciência julgar.

Existem pessoas acomodadas e que encontram no "julgar" a forma mais fácil de se livrar de um erro que é de todos nós.

Podemos nos impressionar, podemos nos revoltar, podemos nos enraivecer... mas também podemos ampliar nossa compreensão para além das supostas "vítimas", vitimadas pela mídia e em seguida por seres alienados que ao lerem uma única frase julgam-se capazes de entender o texto todo.

Temos por obrigação plantar o amor e a benevolência nos corações humanos. Cabe aos pais ensinar os filhos, a sociedade contribuir com a saúde biopsicossocial de todos os cidadãos e também a cada cidadão em especial exercitar o ampliar de visão, julgando menos e fazendo mais.

Só o dono da dor sabe o quanto dói. Alguns sabem lidar com a dor. Outros não. Alguns a suportam, outros não, por motivos que desconhecemos ou que conhecemos e não admitimos por "n" motivos.

Proporcionar o alívio da dor é atitude que podemos fazer pelo outro. Ao menos tentar fazer dessa postura uma oportunidade de sermos seres melhores.

Só com mais humanismo podemos exercitar o pensamento altruísta e usar de nossa inteligência para uma compreensão maior de fatos, pessoas, sentimentos e ações, podendo inclusive favorecer o Bem no mundo.

Enquanto não existir isso, só poderemos murmurar... "criminosos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário: