domingo, 29 de março de 2009

Transição


(Por Fabiane Secomandi)

Pouco pensamos a respeito das transições.

Simplesmente vivemos e sentimos, mas pouco nos lembramos depois deste momento.


Podemos lembrar do quanto foram penosos os maus momentos, do quanto foi amargo a colheita e ... da calmaria bem vinda depois do momen
to perturbador.

Mas pouco pensamos no momento exato da transição. Seria o medo de enxergar a realidade, preferindo ficar no mundo da fantasia, dizendo: "só me acorde quando chegar a calmaria"...?

Mas por que? Enxergar a realidade não seria ter as chaves todas na mão?


Temos medo de nos depararmos com as coisas como elas realmente são, porque sempre imaginamos que vai ficar pior se isso acontecer. Ao contrário, surpreendentemente perceber as coisas como elas realmente são só traz um imenso aprendizado, crescimento e evolução interior.

Mas frequentemente preferimos a ilusão. Nos iludimos... gostamos da ilusão porque ela é analgésico rápido para nossas dores...

A ilusão traz a força para atravessar um momento difícil.

Mas o que vai trazer o real crescimento é somente o "perceber da realidade".


E o "perceber da realidade" não está nos momentos de angústia, de dor... e nem nos momentos de paz e calmaria.
Está no exato momento da transição.

Da passagem dos momentos difíceis para a tranquilidade. É nesse meio que está toda resposta, todos os porquês, tudo o que acontece, como acontece. É onde estão as ferramentas!...
E nossa mente nos permite estar conscientes quanto a isso. Nós é que não percebemos... quando vemos já estamos calmos, tranquilos e nem sabemos direito como é que a turbulência se dissipou... ficamos com a sensação de que pelo menos "passou"... sem nos darmos o trabalho da autopercepção, do autoconhecimento, de perceber em nós os mecanismos que desencadearam as sensações atuais.

Quando tudo está bem, não pensamos em nós... apenas vivemos os momentos felizes.
Quanto tudo vai mal, nos prendemos nas lamentações... no vitimismo... e também nas angústias, já que elas são reais. Mas... e no momento de mudança?
No momento de mudança é onde nossa mente se abre a luz...
é quando vemos o tornado de dentro dele, se dissipar. (e se pararmos pra pensar nessa metáfora, ela ainda diz mais...pois quando se está no centro do tornado, pode-se ver como ele está agindo, como está acontecendo.. sem ser atingido por ele).
O momento de transição não é momento de panico, desespero, ... é o momento ideal onde tudo pode ser olhado de dentro, percebido, encarado, aprendido.


É no momento de transição que olhamos para nós e que mais podemos conhecer a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário: