quarta-feira, 18 de novembro de 2009

De repente... Trinta!

30...
Isso, trinta.
Chega um momento da vida que é como um patamar, um marco, uma parada para o lanche.
Você pára...
analisa o caminho que está percorrendo...
verifica se continua seguindo a rota que se propôs um dia...(caso tenha mudado de rota também tudo bem, é só mesmo pra constar)
Aí você vai cair naquela rede (quase que de intrigas!) que surge de uma sociedade tradicionalista que te pergunta: "já casou?" "já teve filhos?" "já fez faculdade?"...
O engraçado é que esta mesma rede (quase que de intrigas!) te responde... "hoje em dia casar com 30 anos é uma idade ótima..." "ah, o bom é planejar bem mesmo a gravidez" ou... "nunca é tarde pra se fazer uma faculdade!..."
O fato é que, aos 30, você se sente uma espécie de pessoa "quase pronta."
Aos 30, a pontinha do pé que estava lá na fase adulta, brigando pra não sair da adolescência, torna-se um pé inteiro no chão (lembrando que o outro, tá lá... ainda na casa dos 20 - senão dos 18...)
Existe uma crise interna... saudades das baladas, das bagunças, chegar em casa de manhã, beber além da conta, gastar além da conta, dormir em barraca, fazer o que der na telha...
e do outro lado... agradecer a Deus todos os dias pelas pessoas especiais que surgiram nessa caminhada, sentir vontade logo de ter a casa própria e constituir uma família linda... estar junto com alguém muito mais do que especial e poder caminhar não mais sozinha... mas com alguém que possa compartilhar amor, muito amor, além de amizade e respeito.
Isso fora as amizades que mudam, conhecemos pessoas especiais e surpreendentes... o trabalho que também vai mudando, as manias, valores morais, senso de justiça (julga-se menos e pensa-se mais) costumes, gosto por roupa, livros, música, comida, bebida... tudo!
O fato é que, aos trinta, na verdade, é quando tudo isso finalmente vai sendo resolvido dentro de si... essas questões encontram espaços para acontecer e também para logo serem resolvidas...
É tudo mais fácil... é tudo mais calmo... É TUDO MAIS CALMO!...rsrs
E por isso se torna melhor... mais proveitoso... mais real... mais "presente"...
Aos trinta é tudo mais ação do que sonho...
É mais coragem do que medo...
É mais ousadia do que timidez...
É mais amor do que paixão...
É mais força do que desânimo diante da vida...
É mais espiritual do que material...
e é mais consciência do que idéias soltas ao vento...
Só posso dizer mais uma coisa: TO ADORANDO...
Não existe certo, não existe errado, talvez algumas lembranças não tão boas, alguns arrependimentos...mas a certeza de ter tirado sempre grandes aprendizados de todos os momentos e ter partilhado a vida com muitas amizades verdadeiras, pessoas realmente especiais...momentos mágicos e maravilhosos, grandes, engraçados, diferentes e surpreendentes...
certezas de hoje ter superado as tempestades (externas e internas) e estar consciente do caminho que estou percorrendo. Nada mais é impulsivo. Nada mais é apenas sonho. Nada mais é rascunho. Agora é original. Agora é planejado, devidamente pensado e ... VIVIDO!
Viver a vida em essência é muito mais do que apenas existir.
É sentir-se parte de cada minuto que acontece em sua trajetória.
É saber que nada "é" no sentido de estar pronto... a gente sempre "é" ... sendo!
Nada é pronto, acabado. A gente vai acontecendo...
É como uma frase que achei no orkut da minha amiga e professora Priscila:
"Nós somos rascunho de pássaro. Não acabaram de fazer..." (Manoel de Barros)
 ...(Fabiane Secomandi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário: