quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Humanização

(Por Fabiane Secomandi)

Humanização, humanização... deixe-me ver se consigo entender exatamente o que seja... Seria tratar o ser humano como humano? não, não... acho que não é só isso, senão seria mais fácil das pessoas colocarem em prática...
Humanização seria colocar em prática direitos humanos no tratamento com as pessoas de modo geral e nos mais diversos contextos?

E por acaso seria a "humanização" de cada um, algo bem subjetivo? Onde uns teria mais... outros teria menos...

Afinal, humanização é um ato? Quem pratica humanização é o que? Humanizante? ou simplesmente Humano?
Não, não, calma aí... to me confundindo... se o fato de ser "humano" fosse característica de quem exercesse humanização, penso que o mundo hoje seria um pouco diferente...
Mas continuando... (preciso entender isso!)
Humanização só tem quem quer? ou vem de berço? Custa caro? ou depende só do bom senso? Ou é algo que exige um pouco mais de disponibilidade e amor altruísta?
É... venha como vier o fato é que faz falta quando não vem.
Seja uma falta de forma escancarada ou sutil, bem sutil...
Aí vem gente que fala assim "ah, mas se a gente ligar pra qualquer coisa, a gente não vive"

E se não ligar... vive?
ou VEGETA?
ou finge que vive pra poder soltar frases desse tipo?
Penso que se queremos um mundo melhor, seja o mundo planeta Terra, seja o mundo espiritual, seja o mundo da sociedade onde vivemos, do trabalho, da escola, do bairro ou seja o mundo do nosso interior, é necessário que nos importemos sim com as coisas.

O "não se importar" com algo, deveria ser opcional... e não "ter que", para fazer parte do todo.

"Ter que" não se importar com as coisas para ser aceito, para ser bem visto, para ser o otimista e alegre da história, é abrir mão de toda uma existência para viver "raspas" da vida dos outros. Importo-me sim. Ainda faço bem pouco na verdade... mas o importar-me talvez seja o "engatinhar"... Importar-me em como fazer humanização, onde encontrá-la, e qual o meu papel na sociedade pra exigir isso das pessoas também, já é sim engatinhar pra um bairro melhor, uma cidade melhor, serviços melhores, ensinos melhores... um mundo melhor! Mesmo que por ora seja só esse meu... mundo interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário: