quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Religião


(Por Fabiane Secomandi)

Uma vez vi num lugar alguém questionando se as religiões tornam as pessoas desagradáveis, já que pelas religiões tais pessoas se sentem "donas das verdades absolutas", portadoras de tais informações valiosíssimas que os demais não são...

Sinceramente penso o seguinte:

É mais fácil chegar à verdadeira idéia de Deus (criação) pelo pensamento racional do que pela religião.
Pelo pensamento racional e pela lógica, você usa de questionamentos e vai traçando um caminho para explicações matafísicas que, ao final das contas se torna praticamente impossível, não aceitar a idéia de algo maior, de algo que transcende tudo isso.
Ao contrário, a religião limita a visão e os questionamentos, e impõe dogmas, atrapalhando no "ampliar da visão", e resultando crenças apenas pelas crenças, do tipo "acreditar porque disseram que é assim e pronto".

Dentro disso, existe um preconceito e as pessoas no geral dizem que a ciência quer é ser a "dona da verdade" por buscar explicações lógicas para tudo... e que as religiões defendem as crenças.

Mas o que acontece realmente, é que quem carrega o título de "donos das verdades absolutas" são as religiões, as igrejas... por imporem suas idéias e barrar os questionamentos... por preferir seus fiéis com a fé cega, do que questionando e buscando explicações...

e por outro lado, quem realmente é portador de "crenças" é a ciência, que busca corroborar as coisas e questões que emergem do Senso Comum.
É a partir de uma dúvida que o cientista pesquisa a fundo pra tentar chegar num conceito que se chama "verossemelhança". Esse conceito significa "o mais parecido com a verdade". (e não "a verdade") porque a própria ciência entende que não é portador da verdade absoluta e que ela, a ciência, está constantemente passando por mudanças e sendo refutada por novas idéias.

Bom, é o que eu penso. Tenho sim, religião... mas só a tenho porque tenho a liberdade de questionar, discordar, pesquisar.... e não a vejo como verdade absoluta de nada. Acho mais é que o fundamental é ter a mente aberta à assimilar as idéias de modo geral e aí sim construir novos caminhos e pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário: